Nesta segunda-feira (23), as Guerreiras Grenás empataram em 2 a 2 com o Santos, na Vila Belmiro, pela segunda partida das quartas de final do Brasileiro Feminino, e estão classificadas para a semifinal da competição. Os gols da AFE foram marcados por Rafa Mineira e Aline Milene. Na primeira partida, a Locomotiva havia vencido por 3 a 2 na Fonte Luminosa.

Desde 2016, essa é a quarta vez que as Guerreiras alcançam a fase semifinal do Brasileiro (2016, 2018, 2019 e 2021), conquistando o título em 2019. O adversário da semifinal será o Corinthians, em partidas de ida a volta. A primeira partida será na Fonte Luminosa. As datas e horários ainda não foram confirmados pela Diretoria de Competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Antes da partida contra o Corinthians, as Guerreiras voltam a campo na quinta-feira (26), na Fonte Luminosa, para enfrentar o Pinda pela terceira rodada do Campeonato Paulista.

O JOGO
Mesmo jogando fora de casa e com a vantagem do empate, a Ferroviária iniciou a partida indo pro ataque: antes da partida completar um minuto, Rafa Mineira acertou a trave do Santos. Depois, o Santos passou a dominar as ações da partida. Aos três minutos, Cristiane invadiu a área, chutou de esquerda e Luciana fez uma grande defesa. Aos dez, Carol Tavares cruzou rasteiro na área procurando Aline Gomes, mas a goleira interceptou. Aos 18, Sole James encheu o pé e Luciana evitou o gol santista. Aos 28, Suzane pegou de primeira e chutou forte de fora da área, mas a bola foi pra fora. Aos 29, a jogadora santista tentou driblar Luciana, mas a goleira grená saiu perfeitamente e anulou a jogada. Aos 42, Amanda saiu lesionada da partida, e Sochor entrou no lugar. Aos 49, Sole James abriu o placar para o Santos.

Na segunda etapa, a Ferroviária voltou com uma alteração: Aline Milene no lugar de Monalisa. Aos quatro minutos, Rafa Mineira marcou um golaço: ela acertou um belo chute de fora da área e balançou as redes para empatar a partida. Aos 16, Day Silva marcou o segundo gol santista. Aos 22, alteração na AFE: Leidiane entrou no lugar de Suzane. Aos 27, o gol de empate das Guerreiras: Sochor deu belo passe, Aline Milene tomou a frente da zagueira e bateu na saída da goleira para fazer o segundo gol da Ferroviária. Aos 36, Yasmin entrou no lugar de Rafa Mineira. Aos 43, Aline Gomes tocou para Aline Milene, que arriscou de fora, mas a bola subiu demais. Aos 46, Aline Milene roubou a bola no campo de ataque e chutou de longe tentando encobrir a goleira, a bola passou raspando o travessão. Aos 48, Luciana defendeu forte chute de Byanca. Final de jogo, Santos 2 a 2 Ferroviária.

A técnica Lindsay Camila exaltou a força da equipe em buscar o resultado, mesmo saindo atrás do placar. “A resiliência, a capacidade de chegar ao empate, de acalmar muitas vezes e tentas jogar bola, é o que me agradou muito. Foi um jogo diferente, a equipe do Santos é uma equipe muito forte, muito boa tecnicamente. Primeiro tempo recuamos muito, trouxemos o Santos para o nosso campo. E o que mudou no segundo tempo foi a atitude, fomos um pouco mais corajosas e passamos a tentar ter a bola, buscar as jogadas”, falou.

A meia Aline Milene falou sobre o seu gol. “É um sentimento de muita gratidão. Fico muito feliz, voltando de lesão. E esse gol me emociona muito por poder ajudar a equipe em uma decisão. Foi muito importante, é um sentimento de gratidão pela equipe me abraçar, me ajudar sempre. Elas sempre me incentivaram, me motivaram”, pontuou.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO 2021 – quartas de final (2º jogo)
SANTOS 2×2 FERROVIÁRIA

Data/horário: segunda-feira, 23 de agosto, às 19 horas
Local: estádio Vila Belmiro (Santos-SP)
Arbitragem: Adeli Mara Monteiro (árbitro); Paulo Cesar Modesto e Marcela de Almeida Silva (auxiliares); José Guilherme Almeida e Souza (4º árbitro).

Santos: Michelle; Bruninha, Day Silva, Fe Palermo (Laura Valverde) e Bia Menezes; Brena, Erikinha (Júlia) e Amanda Gutierres; Ketlen (Byanca Brasil), Cristiane e Sole Jaimes. Técnica: Tatiele Silveira.

Ferroviária: Luciana; Monalisa (Aline Gomes), Ana Alice, Gessica e Barrinha; Luana, Suzane (Leidiane) e Rafa Mineira (Yasmin); Aline Gomes, Carol Tavares e Amanda (Sochor). Técnica: Lindsay Camila.

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA